Quem Somos Mídia Kit Fale Conosco

25/04/2024

Destaques das festividades do aniversário de 53 anos do distrito Jabaquara

Publicado em 03/04/2017

O nome Jabaquara vem do tupi guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco e também Mata dos Negros Fujões

Legenda

O nome Jabaquara vem do tupi guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco e também Mata dos Negros Fujões. Nos tempos da escravidão era uma mata deserta que servia de abrigo aos escravos fugidos e que pertencia a uma das inúmeras sesmarias do Padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus.
O local também serviu como ponto de descanso para viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo, até o inicio do século XVII, época em que a região passou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes, que deram início abrindo estabelecimentos agrícolas e comerciais.
Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX, quando a prefeitura decidiu instalar o parque do Jabaquara, utilizado para passeios e piqueniques.

Legenda
Entre os anos de 1886 e 1913, circularam pela região, os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava a Vila Mariana a Santo Amaro e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo caminho do carro, fazendo a ligação entre São Paulo e Santo Amaro, atravessando os distritos do Campo Belo e do Brooklin. Em 1906, a São Paulo Tramway, Light and Power Company (antiga Light), implantou uma linha de bonde que passava ao largo da região saindo da rua Tutoia, na Vila Mariana, até o centro de Santo Amaro.

Legenda
O primeiro loteamento do Jabaquara aconteceu na Vila Santa Catarina entre 1920 e 1921.
A chegada dos bondes em 1930 e a inauguração do Aeroporto de Congonhas em 1940 deram um grande impulso ao desenvolvimento local, assim como a construção da Paróquia São Judas Tadeu no mesmo ano, a pedido do arcebispo metropolitano Dom José Gaspar Afonso e Silva.
Em 1950 o projeto do metrô já era motivo de luta para dar andamento a empreitada. Em 1951 o prefeito Armando de Arruda Pereira, defendia a construção, porém esbarrava na sua folha de pagamento (destinação de verba). Em 14 de setembro de 1974 começa a operação comercial do Metrô e com ela o urbanismo da região passa por mudanças.
Em 1964 a Lei Estadual 8092, assinada em 28 de fevereiro, com data retroativa de 01 de janeiro emancipava municípios e bairros de São Paulo, e entre eles estava o Jabaquara sendo criado como um distrito da capital, e com ele seu crescimento.

Legenda
Foi através de sua história que a diretora do jornal Jabaquara em Notícias – Rosa Maria Gomes de Oliveira – idealizadora das festividades do aniversário do Jabaquara, junto com o diretor de teatro Igor Bartchewsky criaram a peça “Jabaquara…Terra de um sonho cidadão” que lembra o início e as lutas já vividas no bairro por lideranças que buscaram a emancipação e com ele o crescimento. Na sexta feira (10), no CEU Caminho do Mar, os convidados e parceiros tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo que deu abertura as festividades dos 53 anos do distrito Jabaquara.
Crianças com muito futebol e solidariedade

O Clube Escola Vila Guarani recebeu as escolinhas de futebol e futsal da região dando um show de esporte e solidariedade a todos os presentes. Com a coordenação do Anderson Carlos (Grilo), e os gestores José Carlos Faraj do C.E. Vila Guarani e Carlos Henrique do CDC Ferradura, mais um ano o esporte movimentou a região.
O sábado (11), foi destinado as 500 crianças participantes de projetos do bairro como; Jabaquara Futebol Clube, que tem a frente Jose Esteves e Ricardo De Souza Valdarnini, Academicos de Vila Fachinni, com Tomas Vargas, C.D.C. Ferradura com o professor Claudio Marcio, A.E.S. Travessa, conduzido pelo professor Cesar de Souza, Renascer Olimpycos, do professor Marcelo Carvalho, Associação conquistando Espaço, a frente, João das Virgens e River Plate Alba, com o professor Mineiro. Estes tiveram com jogadores masculino e feminino no campo e na quadra.
O professor de Karatê Toninho, participou com sus alunos durante o evento, ele atende 65 alunos com idade acima de 56 anos no C.E. Vila Guarani e garantiu que ainda há vagas para os interessados em participar do esporte.

No domingo (12) entraram em campo vários times de adultos, esportes e veteranos, no C.E. Vila Guarani e no CDC Ferradura.
C.E. Vila Guarani: Amigos Pezão F.C. – AAPP Associação Atlética F.C. – Jabaquara F.C. – Primavera F.C. – Flor do Guarani F.C. – Santa Cruz F.C. – Cachaça F.C. e Narguilheiros F.C..
C.D.C. Ferradura: Congregação Vila Mariana F.C. – Estrela do Sul – Tamu Junto Vila Santa Catarina – Veteranos 7 Campos Cidade Júlia – Barcelona Vila Santa Catarina e
Vila Clara F.C., todos com o mesmo objetivo, comemorar o aniversário dos 53 anos do Jabaquara, de uma forma festiva e organizada.

Saúde e Cidadania
O Clube Escola Vila Guarani também abriu suas portas para receber os parceiros de saúde e cidadania em um evento que ultrapassou mais 600 atendimentos. A Federação de Rádio Taissô do Brasil abriu o evento com ginástica rítmica japonesa, seguido do Dj Amendoim, Zumba, artes marciais e o samba com o grupo Kwanza Brasil dance e o grupo de dança Taiga da Associação Brasil SGI – Soka Gakkai Internacional.
Saúde: A ESSA Escola de Enfermagem, esteve presente realizando exames de pressão e diabetes e a ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, exames de hepatite. A Sorridente’s Jabaquara realizou aplicação de flúor e distribuição de kits e a Provisa – Projeto Visão e Cidadania, exame de vista. O Hospital Santa Cruz esteve prestando serviços com a ambulância e primeiros socorros e também o CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa.
Cidadania: O CIC – Centro Integrado da Cidadania, que teve a frente Carlos Eduardo Nascimento, levou para o evento os benefícios de tirar a primeira via do RG para os menores de idade, segunda via das Certidões de nascimento, casamento e óbito. O Grupo Fleury por sua vez, além da organização, foi um patrocinador para que o evento fosse realizado, esteve presente com o programa Conecta – jogos informativos de prevenção e conscientização do uso de drogas e educação sexual.
Na recreação estiveram os alunos da Aldeia do Futuro com a coordenadora Maria Tereza Viana, que alegraram os baixinhos com pintura de rosto, bexigas e escultura de balões.
Beleza: Limpeza de pele, esmaltação, spar de mãos e corte de cabelo foram realizados pelos voluntários da A.F. de Cabeleireiros Teruya. As consultoras independente da Mary Kay, Jakeline Ferreira e Renata Cardoso, estiveram passando dicas de maquiagem e sorteio, com isso as moradoras ficaram ainda mais bonitas para a comemoração do aniversário do distrito Jabaquara.
Durante o evento no C.E. Vila Guarani, passaram o secretario Daniel Annenberg, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, vereador João Jorge, a prefeita regional do Jabaquara Fátima Marques, o chefe de gabinete Paulo Leite Junior, lideranças e presidentes de organizações do distrito.
Centro Cultural Jabaquara
A programação do Centro Cultural Jabaquara foi intensa deixando ele movimentado o sábado das 9h ás 20h, quando aconteceu a final do concurso Miss Jabaquara, Infanto juvenil, adulta e Melhor Idade. Alegrando a plateia esteve presente Ivo Holanda, Malas da Alegria e Hulk Magrelo. O ator e diretor Igor Bartchewsky realizou parte da encenação da peça “Jabaquara… Terra do sonho cidadão”. A Surpreen-Dente Clínica Especializada em Odontologia, esteve com atendimento de prevenção a saúde bucal.
Concurso Miss Jabaquara
A 15 anos, a parte tão esperada do evento foi realizada no Centro Cultural Jabaquara. Beleza e simpatia dividido em três categorias levou o público e jurados na difícil missão de eleger as mais bonitas. Realizado pela agência Sport Mold’s do diretor e apresentados Renato Cury, foram eleitas como princesa na categoria melhor idade a senhora Cleide Andrade do Amaral (77) e a faixa de miss foi para Celina Paiva Brison (80). Na categoria infanto juvenil a princesa ficou para Maria Eduarda Oliveira e a Miss eleita foi Giulia de Paula Figueira. A eleita mais simpática do concurso foi Brunelli Souza Grima, na categoria adulta, seguido das eleitas como 2ª princesa Thamiris dos Santos Silva, 1ª princesa Kenilly Novaes e a vencedora foi Arisha Luna que além de muito bonita tem no sonho o desejo de ser jornalista. Esteve no palco comandando a apresentação Renato Cury e Rebeca Camargo, do programa Explosão Popular da TV Cinec. O corpo de jurados esteve formado pela prefeita regional Fátima Marques, assessores José Manoel Agrela e Fernando Marcos, representando o patrocinador Grupo Fleury estiveram Denise Moraes Moraes e Carla Monte Negro, o empresário musical Rogério Sagalon, Camila Moraes, modelo e atriz, Cinthia Queiroz, Musa São Paulo 463 anos, Elida Oliveira modelo e atleta de Fitness, Brás Pereira, diretor e jornalista do jornal De Fato, José Teixeira Chaves, da revista Mundo do Sucesso e Hamilton Tadeu, apresentador da Rádio Jovem Guarda.
CEU Caminho do Mar
No CEU Caminho do Mar teve com um grande público no sábado (11) para receber o evento Moda sem Preconceito, que deu um show de apresentação, Pagode na Disciplina ao lado da convidada Paulinha Nogueira, realizaram a Roda de samba e Sarau, revelando novos músicos, compositores e poetas, evento realizado mensalmente na região do Jardim Miriam. A comemoração também foi realizada na voz da cantora Thereza Dalme, que tem suas influências musicais de Chaka Kan, João Bosco, Clara Nunes, Célia Cruz, Gilberto Gil, Rosa Passos, entre outros.

Show na avenida Santa Catarina
A Avenida Santa Catarina, que faz parte do Programa Rua de Lazer, recebeu a parte esperada pelos jabaquarenses, que foi a apresentação do show com os músicos da região.
O tempo ficou apertado pelo grande número de grupos que passaram pelo palco durante o período das 10h ás 20h30 do domingo (12).
A abertura foi realizada pela Banda da GCM que fez sua apresentação e abriu o evento executando o Hino Nacional. Estiveram presente durante a abertura, o superintendente da Associação Comercial Distrital Centro Sul, Osmar Pereira Machado Júnior, a representante da Surpreen-Dente Clínica Odontológica, Deyse Andref, o ex subprefeito do Jabaquara e chefe de gabinete Elder Vieira e Wander Geraldo, o Inspetor da GCM Antônio Carvalho Silva, a prefeita regional e o chefe de gabinete da Prefeitura Regional do Jabaquara, Fátima Marques e Paulo Leite Júnior, que deram espaço ao palco para a programação que animou um publico fiel dos seus artistas.
Abriu o show a banda Tayo Ongakutai (da Associação Brasil SGI) seguido da escola de samba União Independente da Zona Sul, que além da apresentação, realizou uma queima de fogos. Ainda deixando o público na adrenalina entrou no palco as bandas de rock Yes Of Beholder e Cospe Vidro. Em seguida Tatyta Black e Dimenor, Taty Botelho, e na sequencia o samba de Bagué Sorriso e Biro do Cavaco que fizeram o público cantar e dançar em plena avenida. A s apresentações deram continuidade com Priscila Carvy, La Postura, Projeto Mosaico, Dj Scott, D Grand Stillo, encerrando o domingo e as festividades do aniversário do Jabaquara o sertanejo de Kaká Maturano.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá, passou pelo evento para cumprimentar os presentes, lembrando que é morador do bairro, falou de suas lutas já conquistadas a exemplo do INSS Jabaquara e Cidade Ademar, esta última localizada no local onde estava acontecendo o evento de aniversário.
A Aro Meia Zero esteve na avenida Santa Catarina com suas bicicletas fazendo com que as famílias tivessem a oportunidade de curtir um domingo de lazer e diversão, em um dia bem ensolarado, fazendo deixar o evento com um brilho ainda maior. O técnico Comunitário Adão Fernandes da Sabesp parceira das festividades, teve trabalho para hidratar as mais de 4 mil pessoas que passaram pelo evento das comemorações do aniversário de 53 anos do Distrito do Jabaquara.
A locução do evento foi realizada pelos locutores Wellington Black e Jhones (pai).

FECHAR

NEWSLETTER
.........................................................
Cadastre-se e curta nossa página no facebook...
Divulgue sua empresa